quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Diferenças que matam (do you really think so?)


What gets us into trouble is not what we don’t know. It’s what we know for sure that just ain’t so (Mark Twain)




O que eu mais gosto na minha profissão (e na vida em geral) é saber que nenhum dia vai ser igual ao outro. Na teoria, sim. Acorda, toma banho, come, sai, aula, volta, bebe, dorme. Felizmente, eu lido com pessoas. E elas são surpreendentemente surpreendentes. Alguns momentos que poderiam ser preenchidos por tediosos intermináveis minutos acabam, na maioria das vezes, se tornando momentos agradáveis. E pra lá de inusitados também.

Eu nunca fui muy de dar aula em empresas. Pros ditos “executivos”. Gerentes. Supervisores. Caralho a quatro. Mas eles sempre me surpreendem e encantam. São pessoas que levam vidas, aparentemente, opostas ah minha. Nada em comum. Nada a ver. E, no fim, acabo sempre por me convencer de que o universo humano se resume à cerveja, bom humor e historias pra contar. Graças a Deus!

O que difere eles de mim é só o traje. O cargo. E o salário também (essa diferença eh um pouco mais gritante, fato!) Mas aqueles homens de terno são tão despojados como eu. Falam e pensam tanta bobagem como eu. Vestem jeans surrado e tênis velho no pensamento. Essência simples.

E eu adoro quando as máscaras caem. E acho triste ver que o que separa os humanos dos humanos são eles mesmos. E seus malditos pré-conceitos. A racionalidade. O querer tudo do seu jeito. E não enxergar a diferença do outro como algo belo. E assim sendo, relacionamentos se desfazem, pessoas se tornam distantes e momentos que poderiam ser legais são jogados no lixo. “Não combina e pronto!” Muito fácil pensar assim.

Agora eu sei que todo mundo é igual. Cruzei oceanos pra descobrir o que tava na minha cara há muito tempo. Somos todos iguais. Incluindo meus vizinhos pagodeiros e os outros que fumam maconha e infestam meu apartamento com seu “vício”. Somos iguais. Em essência. E é isso que tem gente que não consegue ver. Pena.

Um comentário:

Vana disse...

Hell!! Lendo teu blog deu uma puta vontade de ter um tb... É uma merda não ter tempo pra fazer o que se gosta. Ler eu ainda consigo no ônibus!

Me identifiquei várias vezes ao longo dos teus textos quando tu falava de alunos, HAHAHA

Beijão e até o churras do Robledo!