quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Quem inventou a burocracia



Quem inventou a burocracia. Alguém me explica, por favor. Até hoje eu não consigo bem entender quem foi o algoz que decidiu que as coisas na vida teriam que ser ainda mais complicadas, pela tal da formalidade. Dos papéis. Monte de bobagem que, pra mim, não serve pra nada. É documento aqui, assinatura acolá. "A Senhora tem a requisição do médico?" ou "Trouxe o documento x? e o y?" ou, pior, "Ah, sem a assinatura do Seu Fulano não vai dar". Puta que pariu! O que mais me incomoda na vida é isso: sempre tem um empecilho, um papel faltando, ou alguém que mandou alguém dizer que faltava aquilo ou aquele outro. Um saco.

Eu nunca tive muita paciência com o mundo, verdade. Mas já sei que sou bem mais tolerante do que eu era no passado. Mas, por favor, alguém me explica o porquê de tanta burocracia no mundo? Por que tanto papel? Muito barulho por nada? Sim, eu sou prática. E escolhi fazer o que faço porque ninguém (teoricamente) se mete no que eu faço. E, burocracias à parte, as do meu trabalho são mínimas. Amém.

Hoje eu me convenci de que burocracia só atrasa nossa vida. Sem ela, tudo seria mais prático. Caótico também, (in)felizmente. E Max Weber e sua maldita teoria da burocracia que me perdoem, mas eu preferia viver num mundo onde um papel não trancaria nem atrasaria minha vida. No meu mundo cor-de-rosa, tudo seria resolvido na conversa. No olhar. Na confiança. Utópico? Sim. Mas é assim que eu prefiro viver.

E sem contar que papelada em demasia resulta em mais lixo e árvores cortadas, né, pessoal!!!!


Um comentário:

naninha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.