quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Vocação


“Tem gente que não tem vocação pra ser solteiro, Helena.” Entre mesas de bar e muita conversa sobre o assunto, essa foi uma das frases que mais me marcou na vida. Ela foi proferida por um grande amigo de infância, o Diego. E ele, como um dos meus poucos ídolos, estava mais do que certo. Eu passei a vida inteira vendo amigos e pessoas ao meu redor pulando de um relacionamento pro outro sem nem se dar ao luxo aquele tempinho de luto, de reflexão, um “stand-by” pra “dar um tempo pra cabeça” e pro coração. Eu sempre pensei: “Como conseguem?” E continuo me perguntando, ateh hoje, como algumas pessoas conseguem ignorar o fato de que, quando um relacionamento acaba, a gente obrigatoriamente teria que parar, pensar e refletir sobre as coisas boas e ruins, para, então, poder “partir pra outra”. De coração limpo e mente aberta.

Eu acredito em purificação. Acho que a gente tem que ir ateh o fim, em todas as situações. Tentar das mais diversas formas fazer as coisas darem certo. Se, infelizmente, o que almejamos estah fora do nosso alcance, bem, daí já eh outra historia. Eu me admiro como as pessoas conseguem mentir pra si mesmas e fingir que estah tudo bem e engatar um namoro no outro. Tem gente que não consegue ficar sozinha. Eu, como nasci com vocação pra ser solteira (thank God!), não sou, nem pretendo ser assim. Eu gosto da fossa. De sentir toda dor, desfruta-la e aprender (ou não) com ela. Eu vou ateh o fundo do poço porque eu sei que eh la do fundo que eu vou buscar novas forcas e energias redobradas. Eu não tenho vergonha nenhuma em admitir isso: eu não preciso de muletas. Eu não acho que uma nova pessoa vah resolver os problemas dum velho relacionamento e me fazer sentir melhor. Eu prefiro ficar na minha, sozinha, na boa, sendo minha maior companheira.

Uma das poucas coisas que aprendi na vida eh que a gente veio ao mundo sozinho e vai embora dele da mesma forma. Pessoas juntam-se a gente e trilham caminhos paralelos, mas, na real, estamos sempre sozinhos. E, graças ao meu bom Deus, nos sempre seremos nosso maior porto seguro. Quando o barco tiver afundando, quando eu tiver vontade de chorar, gritar e xingar mundos e fundos, tem alguém que vai tah lah me esperando quando a tormenta passar: eu, euzinha, ninguém mais. Por isso que, independente do que acontecer daqui pra frente, eu soh me devo um favor: cuidar de mim.


"Quando nasci veio um anjo safado,

O chato dum querubim

E decretou que eu tava predestinado


a ser errado assim...


Já de saída a minha estrada entortou


Mas vou até o fim..."

Nenhum comentário: