quinta-feira, 10 de setembro de 2009

What's your teacher like?

Quase 10 anos de teaching experience. Quando olho pra trás, nem parece que foi há tanto tempo assim. E, ao mesmo tempo, tanta coisa boa aconteceu. Faculdade, diferentes empregos, centenas de alunos e suas incontáveis histórias, muitos amigos que se fizeram na sala de aula, uma viagem pra África e outra pra Europa, momentos de empolgação total e outros de extremo saco cheio. Se eu fosse retomar todos os fatos pra lá de inusitados que eu vivi numa sala de aula, certamente, daria pra escrever um livro. Ou talvez uma novela (até nome típico de personagem eu já tenho). Mas não, não tenho tal pretensão.
O fato que vou relatar dessa vez aconteceu há umas três semanas. Evento mega recente. E me fez parar pra refletir sobre a imagem que passamos pros nossos alunos. Numa bela manhã de sábado, estava eu explicando a diferença de sentido entre as frases "What does your teacher look like?" (aparência) e "What's your teacher like?" (aparência e personalidade). Como todo professor é meio egocêntrico e cara-de-pau também (artistas frustrados, talvez), pedi que meus alunos respondessem a fatídica pergunta. "What's your teacher like?" Dei a cara à tapa, literalmente.
A primeira e nada sutil resposta: "crazy". E depois disso vieram coisas do tipo "easy-going", "nice" até que surgiu um "TOO happy" pra me fazer cair os butiás do bolso. "TOO happy", assim mesmo. Não VERY happy, o que seria algo positivo. Mas TOO happy. O mesmo TOO que a gente usa pra falar de excesso e exagero. Terminada a tal lista de características da personalidade da teacher aqui que vos escreve, eu botei meu "inconsciente" pra funcionar.
Em primeiríssimo lugar, eu não sou "crazy". Eu posso ser empolgada, motivadora e meio nonsense, sometimes. Mas não, "crazy" não. E, certamente, não sou TOO happy. Sou um ser humano como qualquer outro: chora, reclama, se deprime e revolta. Daí, caiu a ficha. Algo que, pasmem, mesmo com quase 10 anos dando aula, eu nunca tinha percebido (e salve a terapia!): A Professora Helena nada mais é do que um dos diversos papéis que eu exerço na vida. Hold your horses!!!! Não tem nada de falso na minha aparente loucura e "felicidade exacerbada" quando dando aula. Mas eu sei que eu não sou assim. É só uma PARTE do que eu sou. Extremamente importante, actually. Mas tem muito mais sobre a Helena que meus alunos nem desconfiam. E é uma parte que eles também nem precisam ter acesso.
Teacher Helena is crazy, easy-going, nice and TOO happy. Que assim seja!

Nenhum comentário: